Governo do Estado destina 15% a mais de recursos ao Programa TERRA BOA 2024
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), apresentou nesta segunda-feira, dia 3, o Projeto Sementes de Milho do Programa Terra Boa 2024, que recebeu 15% a mais de investimentos neste ano em comparação a 2023.
O evento de lançamento foi realizado em Jacinto Machado, na Cooperja Cooperativa Agroindustrial.
A Epagri apresentou uma pesquisa que está em andamento sobre o Programa de Monitoramento da Cigarrinha do Milho, também foi realizada assinatura de contrato do Programa Água no Campo SC.
Na programação, foi apresentado oficialmente o vídeo produzido pela Fecoagro sobre os 40 anos do, agora, Programa Terra Boa.
Para o secretário da SAR, Valdir Colatto, o programa busca incentivar os agricultores a plantarem milho para abastecer o estado e a região Sul de Santa Catarina.
Projeto Sementes do Milho
O Projeto Sementes de Milho faz parte do Programa Terra Boa e nesse ano esse o projeto irá disponibilizar 170 mil sacas de semente de milho, devendo beneficiar mais de 42,5 mil famílias de agricultores catarinenses, de praticamente todos os municípios do estado.
O Governo do Estado, por meio da SAR, irá investir mais de R$ 34,8 milhões no Projeto Sementes de Milho, quase 15% a mais do que em 2023, quando foram aplicados R$ 30,3 milhões. O projeto já está em operação e, para acessar, os agricultores podem procurar o escritório da Epagri do seu município.
O déficit na relação de produção e consumo de milho é de aproximadamente 5 milhões de toneladas em Santa Catarina, que precisam ser importadas de outros estados e países vizinhos para abastecer a cadeia produtiva catarinense. “Queremos incentivar os agricultores a plantar milho para abastecer o estado e a região sul. Aqui se produz com qualidade, inovação e tecnologia. Programas como Terra Boa Sementes de Milho são desenvolvidos com esse propósito, para aumentar o cultivo e a produção”, afirma o secretário Valdir Colatto.