Paulinho Bornhausen pode ser o novo secretário de Articulação Internacional de SC
O ex-deputado federal Paulinho Bornhausen poderá ser o próximo secretário de Estado da Articulação Internacional. Acontece que o atual titular da pasta, Juliano Froehner, já foi informado pelo governador Jorginho Mello (PL) de que não continuará no cargo.
Jorginho, inclusive, já conversou com Paulinho, e as tratativas estariam bem avançadas. Eles devem voltar a se encontrar nos próximos dias.
Nos primeiros contatos, Bornhausen teria se mostrado interessado em aceitar o convite, mas pediu um tempo para avaliar, já que precisará reorganizar seus negócios para poder se dedicar ao cargo de secretário.
Bornhausen foi enfático em afirmar que está “analisando até onde posso contribuir e se faz sentido no atual momento da minha vida”. O experiente político é reconhecido como um construtor de partidos: fez isso com o DEM, a refundação do PFL, e depois com o PSB na era do ex-governador pernambucano Eduardo Campos, falecido em 2014, em plena campanha presidencial.
Paulinho já foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, no governo Raimundo Colombo (PSD), e teve participação efetiva na implantação da BMW em Santa Catarina, além de eliminar um drama para os brasileiros: a Contribuição Permamente sobre Movimentação Financeira (CPMF), quando foi deputado federal (exerceu três mandatos na Câmara e um como estadual). É uma figura de direita, mas sabe que entrar na administração estadual deverá repetir o que houve com o deputado federal Ricardo Guidi, que ocupou a Secretaria de Meio Ambiente e de Energia Verde por conta própria, sem o aval do PSD.