Sopelsa é procurado para ser candidato a prefeito de Concórdia
Diante da negativa cada vez mais forte de Neodi Saretta (PT), João Girardi (PT) e de Edílson Massocco (PL) em concorrer a prefeito de Concórdia, nestas eleições, um nome tem ganhado força nos bastidores da política concordiense nos últimos dias: Moacir Sopelsa (MDB). O ex-deputado estadual e ex-prefeito da cidade tem sido procurado nas últimas horas por lideranças comunitárias e empresariais para que coloque seu nome à disposição da comunidade e entre de cabeça no pleito, o que até então estava fora de qualquer plano por parte do experiente político. Em outubro de 2022, Moacir Sopelsa se despediu na vida pública no comando do governo do Estado, função onde ficou por 30 dias com o afastamento do então governador Carlos Moisés da Silva. Ao deixar a cadeira de governador, Sopelsa teve ainda alguns meses como deputado estadual, concluindo seu sexto mandato na ALESC em 31 de janeiro de 2023.
Essas lideranças que têm o procurado entendem que Concórdia, prestes a completar 90 anos de emancipação, precisaria de um prefeito experiente a partir de janeiro de 2025. Os nomes até então lançados nunca exerceram a função de prefeito ou ocuparam a cadeira de deputado e, tampouco, uma secretaria de Estado. A preocupação de tais lideranças seria a Prefeitura de Concórdia, com um orçamento anual de R$ 550 milhões, "cair no colo" de alguém inexperiente, o que poderia fazer com que a cidade perdesse o ritmo de desenvolvimento que vem tendo nos últimos anos.
E experiencia não falta a Sopelsa. Ele foi prefeito de Concórdia (entre 1993 e 1996) quando o município arrecadava "apenas" R$ 12 milhões por ano e, mesmo assim, sua gestão foi realizadora. Depois de prefeito, elegeu-se deputado estadual, comandou a Secretaria de Estado da Agricultura e Política Rural em duas ocasiões, foi presidente da Assembleia Legislativa (ALESC) e finalizou a brilhante carreira como governador em exercício.
Além disso, Sopelsa tem outras duas qualidades, elogiadas por aqueles que já começam a defender sua candidatura a prefeito: capacidade de diálogo, em momentos difíceis, e carisma! E essas qualidades sempre estiveram muito presentes ao longo de sua vida pública.
O fato é que, nas últimas semanas, o ex-deputado tem participado de muitas conversas e reuniões e tem sido presença constante em bairros e eventos comunitários da cidade. Pelo Calendário Eleitoral das Eleições 2024, as definições sobre candidaturas terão de ocorrer até a primeira semana de agosto!