Revitalização da SC-283 entre Seara e Arvoredo avança bastante
O Consórcio Compasa/Ellenco intensificou nos últimos dias as obras de revitalização da SC-283, no trecho entre Seara e Arvoredo. O trabalho com várias equipes se desenvolve com mais ênfase entre o KM 48, na saída de Seara para Chapecó, e próximo ao Cemitério Jardim Santo Evangelista, no KM 50,6.
Outras equipes também atuam próximo ao trevo de acesso a Xavantina e na região de Arvoredo. Conforme o engenheiro da Coordenadoria Regional de Infraestrutura Oeste, Giuliano de Azevedo Oliveira, os trabalhos são de escavações, rebaixamento do acostamento, limpeza da vegetação, aterro e instalação de tubulações. Pelo menos três tubulações já foram instaladas nos últimos dias.
Nesta semana os motoristas precisaram ter atenção e paciência, pois o trânsito ficou por vários períodos em sistema de “pare e siga”. Segundo o engenheiro, o “pare e siga” será intermitente nos próximos dias em vários pontos. “As orientações que passamos aos condutores é que tomem bastante cuidado e tenham atenção redobrada, principalmente no trecho da subida de Seara”. Giuliano confirmou que será implantada terceira pista na saída de Seara até próximo ao trevo de acesso a Xavantina. “Já foram obtidas todas as licenças necessárias para a obra andar de forma mais efetiva. A empresa está com todos os equipamentos empenhados e sem nenhuma pendencia. O Consórcio pode operar a todo vapor”.
Disse ainda que durante a obra haverá dias em que o trânsito ficará completamente bloqueado por períodos maiores em certos trechos. “Serão serviços de detonação de rochas e obras em que vai haver o corte da pista. Não queremos que sejam períodos longos de interrupção e estamos estudando possíveis desvios”. Estas operações serão previamente divulgadas.
Para quem usa a rodovia com frequência, esperar um pouco parado compensa se o resultado for uma pista melhor para trafegar no futuro. O motorista Givanildo Martins aguarda ansiosamente pela revitalização. “UJso essa rodovia toda a semana e está muito feia de Concórdia até Itapiranga. Vale a pena ficar um pouco parado se depois melhorar, mas o ideal é que já estivesse pronta essa obra”.