Paulo Bornhausen aceita convite de Jorginho para assumir Secretaria de Estado
Uma década depois, o ex-deputado federal Paulo Bornhausen (PSD) está de volta ao governo do Estado. No final da manhã desta quarta-feira (03/07), ele disse “sim” ao convite feito pelo governador Jorginho Mello (PL) para assumir a Secretaria Executiva de Articulação Internacional.
A nomeação deve ser confirmada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, incluindo uma mudança no nome da pasta, que passa a se chamar Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Especiais.
O adendo foi alinhado entre Jorginho Mello e Paulo Bornhausen para incluir a secretaria em discussões estratégicas. A primeira ideia é linhar o governo estadual ao InovaAmfri, articulado pelo ex-deputado com a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), que aprovou projeto junto ao Banco Mundial para financiar obras de mobilidade urbana nos municípios da região.
Entre as obras previstas no financiamento está o túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes. O Banco Mundial aprovou um financiamento de 90 milhões de dólares para os projetos, com 30 milhões de dólares de contrapartida dos municípios e expectativa de atração de 42 milhões de dólares em investimentos do setor privado.
A ideia é associar o governo estadual e à SC Par à iniciativa das prefeituras, através de consórcio e associação, e replicar esse modelo em outras regiões para tirar o papel demandas históricas, principalmente na área de infraestrutura.
Fonte: ND MAIS