Presidente da Argentina estará em Santa Catarina neste sábado
O presidente da Argentina, Javier Milei, estará em Balneário Camboriú neste sábado para um evento conservador e terá encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A visita foi anunciada nesta terça-feira (02/07) pelo deputado federal e endossador do evento, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e confirmada pela Casa Rosada. A Casa Rosada informou também que o mandatário argentino virá ao país, mas não confirmou o horário da reunião com o ex-presidente Bolsonaro. Segundo o congressista, Milei fará um discurso na CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora) 2024, que acontece em Balneário Camboriú (SC), em 6 e 7 de julho.
A vinda de Milei ao Brasil foi confirmada pelo porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, em fala a jornalistas. Adorni igualmente informou que o líder argentino não irá à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, marcada para 8 de julho no Paraguai, e, mesmo com a viagem ao Brasil, o argentino não planeja se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lula teria a possibilidade de vir a Santa Catarina, em sua primeira visita oficial ao Estado, no seu terceiro mandato, prevista para o sábado (6). Ele iria ao Porto de Itajaí, cidade vizinha a Balneário Camboriú, onde ocorrerá o fórum conservador.
Internamente, a cúpula do PT no estado avalia se o presidente Lula adiará sua vinda a Santa Catarina. Vale lembrar que a ideia é tê-lo também na inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, prevista para fim deste mês.