Nuvem
Política

PT vai de Mauri Maran a Prefeito. Mas será que não é blefe?

Cúpula do partido tem fugido de entrevistas e evitado declarações
Imagem
Mauri Maran junto com os líderes Saretta e Girardi
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Dentre todos os principais partidos que disputarão a Prefeitura de Concórdia, nas eleições do dia 6 de outubro, dá para se dizer que só tem um escondendo o jogo: o PT! A sigla, através de sua cúpula, tem evitado declarações públicas a respeito do pleito e negado entrevistas à imprensa local. Nenhuma das principais lideranças, entre elas o ex-prefeito João Girardi e o deputado estadual Neodi Saretta, têm falando sobre o tema e, muito menos, sobre candidaturas a prefeito e vice. Recentemente, no evento de posse da nova diretoria do SETCOM (Sindicato das Empresas Transportadoras de Cargas do Oeste e Meio-Oeste Catarinense), o deputado Neodi Saretta, perguntado sobre o assunto "definições internas", limitou-se a declarar o seguinte: "você acha que se eu for candidato a prefeito vou anunciar agora a decisão? Vamos confirmar no último minuto do último dia possível", declarou Saretta. Ele não nega - mas também não confirma! - que possa vir para concorrer. "Nosso nome está à disposição".


Já o ex-prefeito João Girardi foi procurado por pelo menos três vezes nos últimos meses para conceder uma entrevista e recusou todos os convites. Para pessoas próximas, Girardi teria dito que até teria vontade de encarar novamente o processo, mas que não teria o apoio da família. Embora isso, o ex-prefeito tem sido visto frequentemente circulando pelas ruas da cidade e tem comparecido ao maior número possível de festas no interior do município.


Fato é que nos últimos dias Saretta e Girardi fizeram movimentos no sentido de convidar lideranças para concorrerem a prefeito, com apoio de ambos. Três nomes foram consultados: Evandro Pegoraro, candidato derrotado nas eleições de 2020, o qual prontamente declinou (deseja ir a vereador), Maria Luíza Marcon, ex-secretária municipal de Saúde, que também declinou (deseja permanecer na iniciativa privada) e o ex-vereador e ex-secretário municipal de Urbanismo Mauri Maran, que disse "SIM", isso mesmo, aceitou o desafio! Portanto, por enquanto, o PT concordiense vai de Mauri Maran como futuro candidato à prefeitura.


Só que esse movimento do PT local de anunciar Maran como pré-candidato na majoritária não convenceu lideranças nem do PL, do deputado Edílson Massocco, nem do PSD, do prefeito Rogério Pacheco. Setores internos do PSD e do PL suspeitam que o PT de Concórdia esteja "blefando", isto é, tenha lançado o nome de Maran até certo momento, para depois anunciar Saretta ou Girardi a prefeito. Em resumo, a desconfiança seria no sentido de Maran estar no páreo para aguardar os desfechos de outras candidaturas, especialmente a do deputado estadual Massocco. Se Massocco vier, o PT iria de Maran. Entretanto, se Massocco não vier, o PT iria de Neodi Saretta na cabeça-de-chapa.

Por essa e por várias outras situações, as próximas semanas prometem ser "nervosas" na política concordiense!

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp