Identificadas as vítimas de queda de avião em SC
As vítimas do avião que caiu em Santa Catarina, nas últimas horas, foram identificadas como o piloto Geraldo Claudio de Assis Lima e o empresário Antônio Augusto Castro. O avião onde eles estavam ficou desaparecido por cerca de 12 horas até os destroços serem encontrados entre São Francisco do Sul e Itapoá. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar já confirmou duas mortes no acidente, que está sob investigação.
Segundo as investigações preliminares, o avião de pequeno porte decolou de Governador Valadares, em Minas Gerais. O destino seria Florianópolis, mas a aeronave, já com problemas, tentou pousar no Aeroporto de Joinville.
A Força Aérea Brasileira (FAB) acionou uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, e um helicóptero H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8° GAV) – Esquadrão Puma, para realizar as buscas.
A localização foi realizada pelo SC-105 Amazonas, durante um voo com NVG (óculos de visão noturna). Em seguida, o H-36 Caracal infiltrou equipes de resgate na área de mata densa e terreno irregular onde foram encontrados os destroços da aeronave.
Piloto tentou salvar a tripulação
O que se sabe sobre o avião bimotor que caiu em Joinville, segundo o Corpo de Bombeiros, é que durante a descida o piloto tentou arremeter. Entretanto, acabou caindo na fronteira entre Itapoá e Garuva. A aeronave pertence a uma construtora mineira chamada Conserva de Estradas LTDA e comporta até seis pessoas, sendo um piloto e cinco passageiros.
No momento, a causa do acidente ainda é desconhecida. A FAB comunicou que os investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foram chamados para investigar o acidente. Ainda de acordo com a FAB, a investigação será concluída no menor tempo possível, considerando a complexidade e a necessidade de verificar os fatores contribuintes.