ACIC pede ao Estado implantação de especialidade de Oncologia no São Francisco
O pleito é antigo, mas a Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) decidiu retomar o assunto e colocá-lo na chamada "pauta do momento". Através de ofício assinado pelo presidente da entidade classista, empresário Claudiomiro Vieira, e pelo vice-presidente, empresário Roberto Canesso, a associação se dirigiu nesta semana ao novo secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, para cobrar a quantas anda o processo de implantação dos serviços de Oncologia no Hospital São Francisco. A habilitação em Oncologia é um sonho antigo da comunidade de Concórdia e uma necessidade urgente, aponta o documento encaminhado.
"O credenciamento do Hospital São Francisco para atendimentos oncológicos a pacientes do SUS é medida que, além do seu evidente caráter humanitário, ainda é medida que implicará evidente racionalização dos recursos públicos envolvidos. O dito Estabelecimento de Saúde possui toda a estrutura física e de pessoal para atender de forma confortável e eficiente a população de Concórdia e da região da AMAUC, que hoje é obrigada a se deslocar para outros centros, numa atividade penosa para os pacientes já severamente debilitados, e para os Municípios, que se obrigam a realizar o transporte dos mesmos", completa o ofício da ACIC à S.E.S.
Recentemente, o governo do Estado habilitou o São Francisco na especialidade de Cardiologia via SUS. A reivindicação vinha sendo cobrada pelo deputado estadual Edílson Massocco (PL), que pertence à base de apoio do governador Jorginho Mello na ALESC.