CRESOL Desenvolvimento lança campanha voluntária de doação de sangue
Em parceria com o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Francisco de Concórdia (SC), a CRESOL Desenvolvimento realizará a campanha de doação voluntária de sangue intitulada, ‘Cooperativista Sangue Bom’. A ação faz parte das comemorações ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro), e tem por objetivo envolver o quadro de colaboradores e associados da instituição financeira, cuja área de atuação abrange os municípios de Concórdia, Jaborá, Irani, Ipira e Piratuba, todos em território catarinense.
O período definido para as doações será de 1° de novembro a 10 de dezembro de 2024, uma vez que, ambos os meses são considerados estratégicos pela instituição de Saúde para reforçar e preparar os estoques do Banco de Sangue local, devido à proximidade das férias e festividades de final de ano, quando há maior necessidade de sangue disponível.
Para atrair, engajar, orientar e conscientizar o público-alvo (doadores) sobre a importância da doação voluntária de sangue, a campanha terá divulgação nas redes sociais da cooperativa de crédito e nos meios de comunicação existentes na região onde a mesma atua. Também será disponibilizado material gráfico com informações pontuais e orientações gerais que facilitem o entendimento dos interessados.
O responsável técnico pelo serviço de Hemoterapia do Hospital São Francisco, o médico Hematologista, Dr. Filipe Fusari, disse que as campanhas de doação de sangue desempenham um papel essencial, pois ajudam a sensibilizar e informar a população sobre a importância do ato. “A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas e fortalece laços na comunidade. Quando uma pessoa doa sangue, ela oferece uma chance de sobrevivência para quem enfrenta situações críticas, como acidentes, cirurgias, tratamentos de câncer, anemias graves e outras condições de saúde. Os estoques de sangue nos hemocentros são essenciais para que hospitais e centros de saúde estejam preparados para emergências e atendimentos de rotina.” lembrou.
Estatísticas demonstram que a prática da doação ainda está muito aquém do desejável. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue de forma regular. Para o diretor Superintendente da Cresol Desenvolvimento, Giancarlo Resmini, “as vezes, o que falta é um incentivo, uma provocação no bom sentido. Vamos fazer a nossa parte e cooperar para que, pelo menos na nossa região de atuação, esses números se tornem mais significativos e que muitas pessoas sejam impactadas positivamente com essa nobre iniciativa da Cresol”, comentou.
O presidente da cooperativa, Rudemar Casagrande, agradeceu ao Hospital São Francisco pela parceria e reforçou o convite para que os colaboradores da Cresol, cooperados e população em geral, possam unir forças para que o principal objetivo da campanha seja alcançado. “Estamos incentivando nosso pessoal para as doações, destacando a importância do gesto que pode salvar muitas vidas. Trata-se de uma ação voluntária, sem trocas ou compensações, uma iniciativa que coloca o ser humano em primeiro lugar e prioriza o nosso bem maior, a vida. Esperamos contar com o maior número de doadores possível”, completou o dirigente.
(CRESOL Desenvolvimento - Assessoria de Comunicação).