Filò Talian, de Lageado dos Pintos, é reconhecido como patrimônio cultural imaterial de SC
Na sessão itinerante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), realizada nesta semana em Chapecó, foi aprovado o projeto de lei, de autoria do deputado Neodi Saretta, que declara o Filò Talian, de Lageado dos Pintos - Concórdia, como integrante do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Santa Catarina.
O Filò é uma tradição herdada dos imigrantes italianos que preserva os costumes, valores e práticas sociais das famílias italianas. Originalmente, consistia em reuniões noturnas entre as famílias, que se deslocavam pelas estradas rurais com lampiões como guias. Esses encontros eram momentos de fraternidade e fortalecimento comunitário, marcados pela oração, troca de histórias, partilha de alimentos e realização de atividades como o “brique” (jogos de cartas) e as “dressas” (trabalhos manuais).
Atualmente, o Filò Talian de Lageado dos Pintos é realizado como um jantar espetáculo, que proporciona uma viagem ao passado em um paiol antigo, onde cenas dramatúrgicas recriam a rotina e os costumes dos antepassados italianos. Baseado nos pilares da fé, da família e do trabalho, o evento também valoriza os agricultores familiares e se consolidou como um importante produto turístico, atraindo visitantes de todo o Brasil e do exterior.
O Filò foi oficialmente lançado em 2013 como parte do roteiro de agroturismo Caminhos da Roça, em Concórdia. Desde então, a iniciativa já recebeu diversos prêmios de reconhecimento cultural, como o Prêmio Internacional FIACULT, em 2015, no quesito “Pessoas, Culturas e Tradições”, e o Mérito Talian, em 2019, concedido pelos radiodifusores do idioma no Sul do Brasil. Em 2022, foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município de Concórdia.
O deputado Neodi Saretta, autor do projeto, destacou a importância de preservar as tradições culturais e históricas do estado. “O Filò Talian é mais do que um evento, é um símbolo da rica herança deixada pelos imigrantes italianos que ajudaram a construir a nossa região. Com esse reconhecimento estadual, fortalecemos ainda mais o valor da cultura, da memória e da identidade de Santa Catarina”, afirmou o parlamentar.
O Filò Talian de Lageado dos Pintos, agora elevado à condição de Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, segue como um exemplo de preservação cultural e resgate das tradições dos “bravi taliani”, promovendo turismo e cultura na região do Vale do Rio Uruguai.